terça-feira, 21 de abril de 2015

Diário de 5 anos - "Q & A a day"


Oi!

Eu sempre achei muito legal a prática de escrever diários, mas nunca consegui fazer por muito tempo. Começava animada e depois desistia. Achava que todos os dias eram meio iguais, sei lá. Não via um propósito naquilo. E, assim, acabava não tendo muita graça.

Durante uma viagem no ano passado, resolvi escrever um diário porque eu queria ter a chance de ler e reler mil vezes todas as sensações que eu estava tendo naquele momento. E foi muito divertido! Volta e meia eu resgato esse caderninho pra dar uma olhada nas coisas que escrevi. Acho que é uma boa maneira de reviver aquele momento que foi tão especial.

Desde então, eu fiquei com uma pulga atrás da orelha de escrever um diário novamente e com essa onda dos livros interativos, era óbvio que a qualquer momento ia surgir algo desse estilo.

E surgiu mesmo! O "Q & A a day" [algo como "uma pergunta e uma resposta por dia"] foi publicado pela Potter Style [uma linha de papelaria britânica] como um "5 year journal", ou seja, um diário de 5 anos.

A proposta é tão legal e tão prática, que a vontade de fazer foi imediata. 


Como dá pra ver na figura acima, cada dia do ano tem uma pergunta específica seguida de cinco espaços para resposta. A ideia é que você vá respondendo a cada dia, e no final, possa comparar as respostas que você deu em cada ano pra saber o quanto você mudou (ou não) nesse período.

Na folha de rosto, vem gravada uma frase do Andy Warhol que mostra um pouco o clima desse diário: "They say time changes things, but you actually have to change them yourself."

A tradução seria mais ou menos assim: "Dizem que o tempo muda as coisas, mas na verdade você tem de mudá-las você mesmo".

As perguntas propostas são bem simples e diretas, mas bem significativas. E eu acho que vai ser um bom exercício de autoconhecimento.


Eu comecei a responder em abril de 2015. Portanto, só vou terminar em abril de 2019! Vai demorar. Eu espero ter paciência de responder sempre e não acabar deixando de lado. 

Essa edição é toda em inglês. Até o momento, eu não vi esse diário ou alguma edição similar em língua portuguesa.

Além de toda a ideia do diário de 5 anos, fiquei super feliz com a compra porque o livrinho é uma verdadeira joia. Ele tem essa carinha de livro antigo [parece feito de papelão], mas com uma diagramação linda, folhas do miolo super grossas e resistentes e a lateral das páginas em um dourado muito brilhante! hahaha




Inshalá! Muito ouro!

Coloquei essa foto acima para vocês verem o quanto as folhas brilham. Elas chegam a refletir o lápis de tão brilhantes!


E também pra exibir meu lápis de Versailles! haha Mas diz aí se ele não combinou muito com o diário?


"Qual é a sua missão?"

Essa é uma das perguntas mais legais. Ela corresponde ao dia 1º de janeiro e tem tudo a ver com essa data não é?


"Quais são seus top três desejos?"

Também achei legal essa do dia 29 de dezembro!

Eu acho que o fato do livro ser dividido em perguntas facilita muito pra quando a gente quer manter um diário, mas não sabe muito bem como começar ou sobre o que escrever. 

Fora que a gente não tem aquela sensação de sentir muito louco ou idiota quando está escrevendo um diário. A pergunta deixa a coisa toda com um propósito mais definido! 

Além de propor uma reflexão diária.

#laísreflexiva

Eu comprei meu diário pelo site da Livraria Cultura. Pra ver o link, é só clicar aqui.

E vocês? Escrevem algum diário ou têm vontade de escrever?

Já conheciam o "Q & A a day"? Acham que eu vou conseguir responder ele todo? 

Contem nos comentários!

Beijos!


4 comentários:

  1. LAIS!!!! Amei!!!! Sério, to amando as suas dicas de livros interativos, sensacional mesmo!!! :D

    ResponderExcluir
  2. LAIS!!!! Amei!!!! Sério, to amando as suas dicas de livros interativos, sensacional mesmo!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarissaaaaa, que bom!! Compra esse! é muito legal.. ♡♡♡

      Excluir